Os Objetivos Estratégicos resultam do mapeamento da estratégia da empresa e das infraestruturas que gere, em quatro grandes temas: Orientação para os Clientes e para o Mercado, Competitividade Portuária e Logística, Criação de Valor e Sustentabilidade Financeira, e Sustentabilidade e Envolvente:
- Reforçar a Dinâmica de Desenvolvimento Sustentável e a Imagem Institucional
- Aumentar a Rentabilidade Económica e Assegurar a Estrutura financeira equilibrada
- Dinamizar o negócio e Reforçar o Posicionamento Competitivo
- Intensificar a Intermodalidade e a Integração Logística
- Estimular a Inovação e Consolidar a Qualidade dos Serviços Prestados
- Capacitar o Sistema Portuário
- Assegurar a Qualidade, a Conformidade, o Planeamento e Gestão de Riscos
- Melhorar as condições de operação, de segurança e ambientais
- Melhorar a Eficiência dos Processos e a Articulação Interna e Externa
- Melhorar os níveis de competência e de motivação, de alinhamento e Partilha do Conhecimento Interno
Para estes 10 Objetivos Estratégicos foram definidos indicadores, metas e responsáveis de forma a permitir a sua monitorização e acompanhamento, a qual é efetuada através de reuniões mensais (AGM - Avaliação de Gestão Mensal) do Conselho da Administração com os responsáveis de 1ª linha, com recurso à metodologia Balanced Scorecard.