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Marítimas
Os enfiamentos principais do porto são os seguintes:
De dia - quem venha do Norte precisa de dar resguardo à pedra da Orça, situada a 130m por fora do Molhe Norte, no paralelo 41º 10' 37'' e passar pelo Sul do farolim do quebra-mar.
De noite - quem demandar o porto deve guiar-se pelas luzes do farolim do quebra-mar e, em seguida, pelas luzes dos faróis colocados nas cabeças dos Molhes Norte e Sul, pondo o farol e Leça a meio daqueles.
A largura do Canal de Entrada no Porto, entre as cabeças dos molhes de abrigo é de 220 metros.
No anteporto o canal alarga até 500 metros, a 240 metros da entrada e reduz-se de novo até à entrada da Doca nº 1, com 113 metros.
A largura da entrada da Doca nº 2 é de 58 metros.
A Pilotagem é obrigatória tanto para a entrada como para a saída de navios, com a excepção das embarcações costeiras e de cabotagem nacional até 500 GT, de pesca costeira local e das embarcações de recreio.
Os Serviços de Pilotagem são fornecidos pela Autoridade Portuária em permanência.
Terrestres
Na confluência de importantes rotas internacionais, o Porto de Leixões, localizado a 5 Km do Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro, situa-se numa zona de grande densidade populacional e industrial.
No domínio rodoviário o Porto de Leixões está conectado com os Itinerários Principais - IP 1 e IP 4, e com os Itinerários Complementares - IC1/A28, IC 23 e A41.
Ao nível das ligações ferroviárias o porto encontra-se ligado à rede geral do País por intermédio da linha de cintura do porto, ligação essa estabelecida através da Estação de Contumil.