APDL participa na Conferência "Portos Secos & Terminais Rodo Ferroviários", na Guarda

Realizou-se ontem, 04 de maio, na Guarda, a Conferência "Portos Secos & Terminais Rodo Ferroviários", organizada pela APAT - Associação de Transitários de Portugal, em parceria com o IPG - Instituto Politécnico da Guarda.

 

A APDL e o Porto de Leixões estiveram em foco, com a participação do Presidente, Nuno Araújo, orador convidado na mesa redonda para debater o tema ‘Portos Marítimos & Infraestruturas & Autoridades', onde, ao longo do dia, a temática dos Portos Secos foi alvo de alargado debate e reflexão. Fizeram ainda parte deste painel Fátima Alves, Presidente da APA e APFF, Carlos Fernandes, Vice-Presidente da Infraestruturas de Portugal, José Simão, Diretor-Geral da DGRM, e Carlos Monteiro, Presidente da Câmara Municipal da Guarda.

Marcaram igualmente presença neste evento, Operadores Logísticos (Olano, Medway e Santos e Vale), Operadores Marítimos (Yilport, Marmedsa e SPC-Grupo SAPEC) e Empresas Importadoras e Exportadoras (Coficab Portugal, Frulact e Khronodefine).

 

A sessão de abertura ficou a cargo de Joaquim Brigas, Presidente do IPG, e de Paulo Paiva, Presidente da APAT. A iniciativa contou ainda com a participação de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, Jorge Delgado, Secretário de Estado das Infraestruturas e Rita Mendes, Secretária de Estado da Ação Social.

 

No final da sessão foi assinado um protocolo entre a APAT e o IPG, no âmbito da formação de quadros para o primeiro Porto Seco do país. Esta parceria entre o Instituto Politécnico da Guarda e a Associação dos Transitários de Portugal pretende capacitar profissionais nas áreas de gestão, dos transportes e da logística para trabalharem no primeiro Porto Seco português, que ficará sediado na Guarda.

 

Se não teve oportunidade para assistir à Conferência, assista aqui

Maio de 2021