Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões volta a liderar o Open House Porto

Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões foi o espaço mais visitado no Open House Porto 2017

 

Realizou-se no passado fim-de-semana, 1 e 2 de Julho, a 3ª edição do Open House Porto organizado pela Casa da Arquitectura com a parceria da Câmara Municipal do Porto e dos municípios de Gaia e de Matosinhos como parceiros do evento. Esta edição foi comissariada pelos arquitetos Paula Santos e Ivo Poças Martins. 

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões associou-se mais uma vez a este evento num total de 60 espaços de grande valia arquitectónica distribuídos por Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Porto e que estiveram durante todo o fim-de-semana abertos ao público para visitas gratuitas.

Os números oficiais do evento apontam para a participação de quase 26.000 pessoas, sendo que, tal como o ano passado, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões voltou a bater o record de número de visitantes com mais de 6.000 visitas registadas, sendo, de longe, o espaço que mais curiosidade suscitou aos participantes deste Open House Porto 2017.

Um dos momentos altos do programa, para além das visitas livres e das visitas acompanhadas a todo o edifício, foi a visita Inclusiva com a participação da Senhora Secretária de Estado e a Provedora do Deficiente da Câmara do Porto e guiada pelo Arq. Projetista Luis Pedo Silva. Esta visita comentada teve um caracter inovador proporcionando a todos os visitantes, incluindo cegos e surdos, uma visita inclusiva àquele que é um dos ex-libris de Matosinhos e de toda a região Norte de Portugal

 

Julho 2017