Comércio entre China e Portugal em debate na APDL

Na passada sexta-feira, 3 de março, o Auditório D. Henrique da APDL acolheu a Feira Internacional de Negócios promovida pela Câmara de Cooperação e Desenvolvimento Portugal China (CCDPCh) - um evento de promoção do comércio global com a China, que pretendeu desenvolver a cultura de negócios entre os dois países.

Neste debate, académicos, economistas, fiscalistas e empresários dos dois países colocaram em cima da mesa questões como o investimento chinês em Portugal, a importância da internacionalização da moeda chinesa, a introdução da alta tecnologia no mercado chinês, o turismo, entre outras temáticas.

Face às ameaças contra o comércio livre da política de Trump, a China aposta na "Rota da Seda para a paz", visão explicada por Y Ping Chow, presidente da CCDPCh.

O evento contou, ainda, com uma apresentação do presidente da APDL, Eng.º Emílio Brògueira Dias, referente à evolução do Porto de Leixões, aos resultados dos investimentos e os projetos previstos até 2026.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, exaltou "o dinamismo económico de Matosinhos", sublinhando a importância do Porto de Leixões como "uma porta de entrada e de saída privilegiada de mercadorias que compõem a balança comercial entre Portugal e a China". 

 

Março 2017