Cine-concerto O Naufrágio do Veronese

28 de julho de 2017 - 22:00 - Praça Guilhermina Suggia - ENTRADA LIVRE

Com o apoio da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo S.A. e tendo como ponto de partida um filme histórico com imagens do trágico naufrágio do paquete Veronese, ocorrido ao 1913 na costa da Praia da Boa Nova, este cine-concerto aprofunda os pontos de contacto entre a temática do mar e a música, com vista para o Porto de Leixões.

Luís Tinoco escreveu música nova para O Naufrágio do Veronese que capta a tristeza que se viveu por trás da câmara e não pôde ficar documentada. Margarida Cardoso criou um filme para uma obra de Bernardo Sassetti também ela ligada ao mar, Pescaria.

O restante programa é preenchido por novas composições e curtas-metragens nascidas das parcerias entre compositores e cineastas, resultado de encomendas da Casa da Música por ocasião do festival Invicta.Música.Filmes de 2013. A projecção dos filmes é acompanhada ao vivo pela Orquestra Jazz de Matosinhos, que assim percorre os olhares extremamente pessoais e inesperados sobre uma realidade que nos é estranhamente próxima. 

 

Orquestra Jazz de Matosinhos

Pedro Guedes direcção musical

 

Luís Tinoco: Costa Muda / O Naufrágio do Veronese (filme de 1913)

Carlos Azevedo: Dive / filme de Sandro Aguilar 

Ohad Talmor: First Étude / filme de Francisco Moura

Pedro Guedes: Cestas e Garras / filme de Tiago Guedes

Bernardo Sassetti: Pescaria* / filme de Margarida Cardoso 

Mário Laginha: Leixões / filme de João Canijo 

 

Julho 2017